Casamento Aberto, Quase Escancarado no Sol da Terra

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Foto: Divulgação

Se perguntarmos para 100 homens qual o sonho ideal de Casamento. Qual seria a resposta "quase" unânime? Naturalmente , intrinsecamente , insconcientemente... (e lá vai) os homens querem outras mulheres, além do compromisso. Se todos fossem sinceros nas respostas, eu chutaria que 90% afirmariam que o casamento perfeito é aquele que ele tem a sua "liberdade" assegurada.

Exteriorizando isto, o casal italiano Dario Fo (Prêmio Nobel de Literatura 1997) e Franca Rame escreveram a peça Casamento Aberto, Quase Escancarado (Coppia Aperta, Anzi Spalancata) foi escrito em 1983.

Dá uma olhada na sinopse, que encontrei no site do Teatro Fora do Eixo (que produz o espetáculo) :

"Apesar do tema ser absolutamente sério, o texto é carregado de ironias, provocações e se desenvolve em forma de farsa. É um carrossel vertiginoso de situações cômicas nas quais nos reconhecemos facilmente. Tais situações, tão típicas e grotescas, encontram um caminho preciso através do riso para chegar a uma síntese naturalmente dramática.

Antonia é uma mulher que baseia sua vida na educação conservadora da Europa de seus pais. Pio, seu marido, é o protótipo do marido que pensa ter herdado, via mesma educação, o direito de exercer um tipo de poder que lhe permite ter aventuras “amorosas” sem que isto constitua um motivo de separação. O marido então propõe a mulher, para poderem continuar casados, que tenham um casamento aberto."

É interessante os casais mais libertários dar uma passadinha lá na Lagoa e ver esta peça. Talvez sirva de inspiração. Imagem? Um mundo escancarado e aberto? E o amor? E o sentimento? Para onde vão?

Só assistindo dá para descobrir.
Então, anota aí:

Temporada de Janeiro - todas as sextas, sábados e domingos do mês às 21h no Sol Da Terra Espaço Cultural - Lagoa da Conceição.

Nenhum comentário: