Como risco em papel no TAC

quarta-feira, 26 de agosto de 2009



Espetáculo solo de dança contemporânea concebido e interpretado por Marcela Reichelt inspirado no filme "O livro de cabeceira" do cineasta britânico Peter Greenaway, premiado como melhor trabalho de dança no 13º Cultura Inglesa Festival em São Paulo-SP em maio desse ano.

Como risco em papel é um trabalho solo de dança que toma referências no filme O Livro de cabeceira de Peter Greenaway (1996), contextualizando e reutilizando conceitos explorados nos corpos livro do filme para criar um trabalho de dança contemporânea. As memórias visuais dos corpos, as imagens desdobradas em diferentes planos, a relação entre escrita e corpo, e as analogias entre corpo e livro, pele e papel, discurso e escrita, foram exploradas como tema das estratégias poéticas do movimento dentro de um entendimento e visão de dança.

A pele enquanto histórico de uma trajetória, o físico como arquivo repositório de imagens e portador de mensagens. Um corpo que discursa pelo movimento em relação com a composição cenográfica, música e imagens em vídeo. O recurso da justaposição de imagens – abundantemente utilizado no filme – permite ao espectador olhar para diferentes formas de apresentar o tema simultaneamente. O trabalho apresentado pela bailarina, inclui conceitos explorados por Greenaway relacionados em uma pesquisa própria que enfatiza a dança contemporânea como recurso e vocabulário para criação de imagens de um corpo em movimento como um discurso.




Serviço

Local: Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
Data: 27 de Agosto de 2009
Horário: 21h
Preços: R$20,00 (meia para estudantes e alunos da Cultura Inglesa).
Classificação etária: 16 anos
Duração: 50'

Ficha Técnica:

Criação, concepção coreográfica e direção: Marcela Reichelt
Bailarina: Marcela Reichelt
Assistentes de direção: Marcos Klann / Tiago Romagnani
Concepção de Luz: Marcos Klann
Vídeos: Tiago Romagnani
Performances nos Vídeos: Priscila dos Anjos e Marcos Klann.
Composição e direção musical: Diogo de Haro
Figurino: Lígia Baleeiro
Contribuiram no processo: Anderson João e Pedro Franz.
Agradecimentos: Arte Dança, CEART - UDESC, Museu da Escola, Teatro da Ubro, Teatro Armação, Ana Catarina e Angelo Madureira.

Feito especialmente para o 13º Cultura Inglesa Festival.

Nenhum comentário: