Fundação Hassis: um museu de fruição

terça-feira, 28 de outubro de 2008


“Um dos mais inquietos artistas plásticos que já tivemos...
senhor de uma carreira em contínua mutação de temas e formas,
um experimentador sempre quebrando o dia de ontem,
inconformando-se hora após hora”

(Editorial de ô Catarina! Jan.fev. 2001)

Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis não foi um artista qualquer. O homem vanguardista com sede de senso incomum é uma das grandes mentes artísticas do estado.

Hassis ganhou um Museu em sua homenagem que reúne um acervo bem diversificado e abrangente, que dialoga atentamente com o público. A Fundação Hassis em Itaguaçu é uma instituição cultural que respira e inspira arte. O "conteúdo" da casa traz uma aura que nem Walter Benjamim pode duvidar.

O artista viveu e trabalhou ali de 1969 até 2001, ano de sua morte. Na sala de entrada, o público é recebido por pinturas em tela e uma porta que "fala" mensagens subliminares mudas e gritantes ao mesmo tempo. A parede parece uma obra inacabada, mas na realidade foi pedido de Hassis deixar o cimento prensado entre os tijolos à vista. O muro da frente é baixo e convidativo, a casa de dois pisos também nos trasmite a essência do artista. Todo o rés-do-chão abrigava o ateliê.

Claro que o local sofreu algumas reformas para se adaptar ao museu, mas mesmo assim a estrutura está intacta. Há sala de exposições de longa duração e temporárias, arquivo de fotografias, filmes e documentos em papel, espaço multimídia e sala de projeção, espaço para oficinas de artes plásticas, dança e teatro.

A Fundação abriga o museu, arquivos, auditório; promove oficinas, atividades de difusão cultural como seminários e exposições. Pelos cômodos estão pinturas, desenhos, gravuras, painéis murais, repoduções, filmes, fotografias, obras em papel e recorte e até esculturas. Todas formadas entre 1944 e 2001. Além das obras imortalizadas de Hassis, a Fundação abre espaço para novas mentes inquietas da arte catarinense contemporânea.

Para melhor entender a vida e obra de Hassis pode-se agendar visitas guiadas em que um profissional conduz a leitura de cada obra.

Serviço

Fundação Hassis

Endereço: Rua Luiz da Costa Freylesben, 87 (próximo ao edifício do DC) - Itaguaçu - Florianópolis.

Como Chegar: do terminal do centro (TiCen) vá até a Plataforma B, pega o Abraão ou Itaguaçú. Por volta de 15 minutos já está no local de desembarque. No ponto do DC apete a campainha. Suba uma quadra e vire a esquerda, a rua terminará e te obrigará a virar a direita, suba mais um pouco e pronto. Destino certo: a casa de Hassis.
Quanto: Dependendo o ônibus faz integração.

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira 8h ao meio-dia e das 13h às 18h.
Visitas guiadas podem ser agendadas - com turmas ou individuais. Para agendar visitas, entrar em contato com a Divisão de Ação Educativa do museu por meio do telefone (48) 3348-7370 ou pelos e-mails: contato@fundacaohassis.org.br e secretaria@fundacaohassis.org.br.
Site Oficial.

Nenhum comentário: