DA JANELA - entre a visualidade e a omissão

segunda-feira, 21 de setembro de 2009



Dia 26 de setembro às 10 h.

O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) entra em sintonia com outras 323 instituições brasileiras durante a terceira edição da “Primavera dos Museus”. Com o tema "Os Museus e Direitos Humanos", a iniciativa tem o objetivo de incentivar a comunidade para o debate de temas atuais e estimular a reflexão sobre o papel dos museus como espaços de valorização da diversidade cultural e do direito à memória.

O projeto é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e reúne 789 eventos em todas as regiões do Brasil. O MHSC integra a programação com a mostra do curta-metragem “Da Janela - entre a visualidade e a omissão”, produzido com o apoio do Governo do Estado e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Funcultural. O filme trata da violência contra a mulher e será exibido no sábado, 26, às 10h. Em seguida, a artista plástica Giovana Zimermann, roteirista e diretora do curta, fará uma apresentação sobre o tema, a linguagem e sobre os demais desdobramentos que o trabalho suscitou.

SINOPSE
Fotógrafa pesquisa a violência contra a mulher através da janela de sua casa ou carro, seu “olho câmera” registra tudo. Os planos se cruzam, criando um universo onírico composto de cenas de violência simultâneas a cenas de uma festa, propiciando a reflexão de que ao mesmo tempo em que o espectador assiste ao filme, muitas mulheres anônimas são expostas à violência. Índices apontam que, no Brasil, a cada 4 minutos, uma mulher é agredida.



3ª Primavera dos Museus

A agenda completa está disponível em : www.museus.gov.br/primavera_2009

Nenhum comentário: