Gravação do DVD da Expresso Rural no CIC

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Depois de 25 anos, uma das grandes bandas dos anos 80 no estado retorna em show único.

A música catarinense ganhou mais uma produção de qualidade na última quinta-feira: Gravação do DVD ao vivo da banda Expresso Rural. A banda é considerada um dos ícones do cenário musical dos anos 80, e ainda hoje, depois de 25 anos, carrega uma legião de fãs para o seu show. No ano de 1981 começa a história deste grupo, em 1995 eles resolvem parar e a partir daí só há participações e shows especiais. Entre altos e baixos, shows internacionais, encontros e desencontros, acabam se unindo novamente para novos trabalhos. O reconhecimento do público é unâmine. No CIC lotado, entre uma poltrona e outra, "entões" e remanescentes mais novos curtindo um bom dedilhar de viola e um grupo de amigos que reafirmam a premissa do poeta: "O tempo não pára".

No palco, a formação original: Daniel Lucena (voz e violão de seis cordas), Volnei Varaschin (voz, guitarra, harmônica e violão seis cordas), Paulo Back (voz, contrabaixo e violão), Zeca Petry (voz, guitarra, violão 12, violão nylon, cajon). Para cantar Nas Manhãs do Sul do Mundo e Dança Molhada o baterista Marcos Ghiorzi entra em cena, ele que fez parte da primeira formação e agora mora em São Paulo. Para substituir Marcos, Ricardo Malagoli assume a bateria do Expresso Rural. Nos sopros temos Tayrone Mandeli tocando sax alto, sax tenor e flautas - que participou do primeiro e segundo CD. Com certeza, em memória ali no palco também estava presente Márcio Correa (teclados) - o músico que acompanhou a banda desde 84 até o fim de sua vida em 2006.

Inspirados na música country, rock rural e pop, o Expresso Rural trouxe o gostinho das bandas que não voltam mais. Suas letras, ora românticas ora mais dançantes, trazem uma mistura instrumental e de vocais que impressionam, difícil de serem copiadas. Bem pudera! No palco, somente grandes músicos. Já ouvi dizer que o som deles era uma grande novidade para o mercado catarinense dos anos 80; creio que continua sendo.

A platéia cantou junto em várias composições. Aliás, o público está de parabéns, barulho e alvoroço não faltaram para o DVD, que apresenta todos os grandes sucessos em versões acústicas dos três CDs já gravados: Nas Manhãs do Sul do Mundo (1983), Certos Amigos (1985), Ímpar (1988) e Romance em Casablanca (1993). Claro, que os extras serão dignos de boas lembranças para quem conhece o grupo desde o início.

Assim, ficamos na expectativa para ver o produto final nas lojas e prestigiar mais um trabalho desta banda que permanece nos corações de várias gerações.

Fica uma canção para recordar este dia:

♪ Quando o coração teimar que sim
O melhor é se deixar levar
Vai dar tudo certo com você por perto
Me dando num beijo o dom de voar.
Um dia eu quero voar ir longe no céu
Buscar uma estrela pra te dar
Ah, meu amor vem me iluminar, clarear meu dia
Muito prazer, meu nome é amor
Tudo que eu quero em tudo é simples harmonia. ♪

Nenhum comentário: