Respeitável Público de Floripa...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

... A mais nova casa de cultura da Ilha abre suas cortinas para ser o palco de espetáculos diversos.

Foto: Divulgação

As contruções começaram em novembro de 2005 e a partir deste mês está pronta e acabada. Fico muito feliz em saber que Santa Catarina investe em cultura muito mais do que em outros estados. É engraçado! Lá em Dourados - MS até há intervenção do governo na cultura, mas é muito difícil. Só quem trabalha com arte e cultura lá sabem o quanto eles (governo) dificultam. Além do mais, os catarinas sem conhecer outras realidades mais precárias (como cidades como a minha) dizem que aqui tem pouca cultura. O interessante é que aqui em Floripa há alguns teatros (citando alguns CIC, TAC, Ubro), já lá tem apenas um e ainda bem mal estruturado. O teatro aqui, pelo menos, é valorizado e recebe vários incentivos se comparado a Dourados.

Coisa boa! Pois pelo que eu li, o novo teatro tem uma área total de 2,6 mil m² e representou um investimento de R$ 5,9 milhões. Sentadinhos cabem 732 pessoas; o sistema de iluminação é composto por 210 refletores com capacidade de 265 mil watts de potência. Com três camarins individuais e dois coletivos, ainda tem elevador elétrico que dinamizará os espetáculos.

Abaixo repasso as informações da assessoria sobre o Teatro Governador Pedro Ivo:

- Com área de 450 m², o palco apresenta uma boca de cena de 7 x 14 metros, o que representa um dos diferenciais do projeto, em função da proximidade do palco, de grandes dimensões, com a platéia.
- O investimento total inclui a obra propriamente dita e mais recursos de cenotecnia e mecânica cênica; revestimentos acústicos; carpetes, poltronas e cortinas; comunicação visual; climatização e urbanização do entorno.
- O projeto contempla uma cortina corta-fogo, elaborada em tecido especial, importada dos Estados Unidos, e cujo objetivo é impedir que a platéia seja atingida por um incêndio iniciado no palco.
- Há também vidros especiais que estouram no caso de incêndio, liberando a fumaça para a área externa.

As apresentações inaugurais foram canceladas devido às chuvas. Apenas o show do Zeca Baleiro foi mantido, no dia 30/11.

Nenhum comentário: